Tumor de Adrenal

O incidentaloma adrenal acontece quando há o achado de lesão em glândula adrenal, classicamente em exames de imagem solicitados por outro motivo. É um diagnóstico presente no consultório de urologistas e endocrinonologistas que requer uma abordagem multidisciplinar para um tratamento eficaz. A maioria dos pacientes podem ser tranquilizados e receber alta, mas uma abordagem personalizada com base na análise de imagens, avaliação endócrina e sinais e sintomas clínicos são necessários em todos os casos.

Elevados níveis de hormônios que se correlacionam com hipertensão, alterações de pele e aquisição de características secundárias masculinas seguem padrões e patologias específicas que necessitam de investigação pela endocrinologia. Estes são considerados lesões funcionantes.

O carcinoma adrenocortical continua sendo a maior preocupação. Acontece principalmente em lesões maiores de 6 cm, produtores de hormônios masculinos, mas está restrito a <2% de todos os casos. Lesões de incidentaloma adrenal funcionantes são mais comuns, mas ainda provavelmente <10% do total.

Após uma avaliação clínica, alguns casos necessitam de uma conduta cirúrgica (adrenalectomia) e o urologista possui um papel chave na condução do caso. Atualmente a cirurgia minimamente invasiva seja por cirurgia laparoscópica, seja cirurgia robótica veio a acrescentar benefícios aos pacientes com alta precoce, pequenas incisões e redução do desconforto pós-operatório.