Deficiencia Androgenica do Envelhecimento Masculino - DAEM

O homem, com o passar dos anos, sofre um processo natural de envelhecimento de suas células, gerando inúmeras repercussões no corpo, bem como o declínio progressivo e lento de sua função hormonal, principalmente após os 40 anos. Sabe-se que a mulher, ao chegar próximo aos seus 50 anos, passa por uma parada de sua função reprodutiva e declínio importante de sua função hormonal, a chamada menopausa.

No homem idoso, essas mudanças reprodutivas ocorrem de forma lenta e gradual, com sintomas mais sutis. Cerca de 5 a 7% dos homens após os 40 anos e 20 a 30% deles após 60 anos podem, em função de algumas doenças ou condições, ter queda acentuada dos seus níveis hormonais.

Quando isso acontece, chamamos de Deficiência Androgênica do Envelhecimento Masculino (DAEM), que, além da parte sexual, afeta também outras funções do homem como: memória, raciocínio, músculos, ossos, produção do sangue, etc.

Diversos sintomas que ocorrem relacionados ao déficit hormonal se sobrepõem ao envelhecimento natural do homem ou mesmo a doenças prevalentes nessa população, o que o torna uma tarefa difícil distinguir de forma exata a verdadeira causa.

As principais repercussões com a queda da testosterona são a diminuição da libido (desejo sexual), disfunção erétil (dificuldade em ter/manter ereção peniana), aumento da gordura corporal, perda de massa óssea (osteoporose), perda da massa muscular, diminuição dos pelos (barba, cabelo), anemia, depressão e irritabilidade.