Ejaculação Precoce
A ejaculação precoce é definida como a incapacidade de controlar ou retardar a ejaculação, o que resulta em insatisfação ou angústia para o paciente. É uma das disfunções sexuais mais comuns, independentemente de sua idade, estado civil ou etnia. Essa condição sexual provavelmente é subnotificada e subtratada devido à vergonha e baixa autoestima dos pacientes.
A Sociedade Internacional de Medicina Sexual classificou a ejaculação precoce como ao longo da vida ou adquirida e propôs a inclusão de um tempo objetivo e quantificável para a ejaculação, que é referido como tempo de latência ejaculatória intravaginal (IELT).
O IELT é definido como o tempo desde a penetração vaginal até a ejaculação. A ejaculação precoce ao longo da vida é caracterizada por um IELT de <1 minuto desde a primeira relação sexual, enquanto o IELT de <3 minutos em qualquer momento da vida de um homem é considerado ejaculação precoce adquirida.
Homens com ejaculação precoce geralmente experimentam sofrimento psicológico significativo, evitam intimidade física e emocional e se tornam vítimas de falsas propagandas médicas e manejo médico não comprovado.